As 7 Leis Herméticas

as 7 leis hermeticas

As 7 leis herméticas são sete conceitos que foram trazidos ao mundo, segundo alguns acreditam por Hermes Trismegistro. Ele é primordialmente uma figura com diversos mitos em diferentes tradições.

Para os gregos o Deus Hermes, em seu sincretismo para os egípcios o deus Toth, Mercurio para os romanos e para alguns outros tantos é uma figura mitológica que representa os conhecimentos de um homem muito sábio que viveu no passado da humanidade.

O Caibalion

As sete leis herméticas são princípios difundidos principalmente pelo livro “O Caibalion” publicado pelos autores de codinome “Os três iniciados”.

Além disso, Caibalion quer dizer “tradição ou preceito manifestado por um “ente de cima”,  pois tem sua origem semelhante a palavra Kabbalah, que em outras palavras (hebraico) significa recepção.

O livro traz a essência dos ensinamentos herméticos de escolas da Grécia e antigo Egito, que são difundidos até hoje e muitas vezes como conceitos modernos como a Lei da atração e ideias ligadas ao nosso modo de pensar e viver.

AS 7 leis herméticas

1 – A Lei do Mentalismo

“O Todo é Mente; o Universo é mental”

O nosso universo é um pensamento divino, tudo que existe e vibra é um conjunto que só existe graças a este constante pensamento de existência que é o todo. Contudo é inteiramente ligado como uma rede de neurônios com seus impulsos eletromagnéticos que criam o fluxo de conteúdo e informação que vai se ampliando à esta grande mente pensante. Do mesmo modo, criamos nossos pensamentos.

2 – A lei de Correspondência.

“O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima”

Em outras palavras, o universo está manifestado mesmo na menor partícula. Dessa forma, esta lei nos fala que coexistimos no Microcosmos e no Macrocosmo tudo o que é verdade em um é reflexo no outro, um mundo sem espaço e tempo.

Desta forma podemos perceber na busca do autoconhecimento as relações entre o Macrocosmo (universo) e o microcosmo (o eu), como somos a mesma “coisa” em diferentes proporções e consciências.

3 – A Lei da Vibração

“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”.

Sob o mesmo ponto de vista da lei do mentalismo, nada no universo está em repouso. Analogicamente tudo vibra em diferentes frequências e molda diversas realidades, estamos em constante evolução que é dada pelo movimento, tudo flui como um rio e nunca para ou descansa.

4 – A Lei da Polaridade

“Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados” 

Simultaneamente tudo é formado pelas polaridades positivo e negativo, a dualidade é parte do uno, as polaridades são a representação da chave de poder do sistema hermético e mostram que tanto os polos negativos quanto os positivos são igualmente bons e ruins, pois são manifestações de uma única coisa.

Sombra e luz são igualmente essenciais. De maneira idêntica o que legitima a existência de uma é a outra, tudo se torna idêntico na natureza.

5 –  A Lei do Ritmo

Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação”

Esta lei fala sobre a destruição e criação, os ciclos.

Tudo está em movimento e a realidade é formada por círculos que se expandem cada vez mais até chegar no ápice de expansão onde depois da ascensão temos a queda, assim um  ciclo se fecha e retorna ao seu processo inicial, em um  sentido inverso.

Tudo está em  movimento constante, sobe, desce, expande e contrai, cada ciclo busca sua complementação.

Para os hindus, tudo está neste processo rítmico, nos ciclos de criação e destruição, o Deus Shiva é a perfeita representação desta lei, com sua dança cria e destrói mundos em sua perfeita dança cósmica em ritmo de morte e vida.

6 – A Lei do Gênero

“O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação”.

Nada é 100% feminino ou masculino, independente do gênero físico, o sistema de atração e repulsão não existe por si só ele depende das partes para que se manifeste.

Podemos ver na mitologia chinesa as forças Ying e Yang, a energia receptiva feminina (lua) e projetiva masculina (sol), nenhuma das duas forças pode se criar sozinha elas são dependentes e interligadas.

Como definições modernas deste conceito podemos também citar Animas e Animus, de Carl Jung onde é nos dito que cada pessoa independente de seu gênero contém os aspectos femininos e masculinos em si.

7 – A Lei da Causa e Efeito

“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei”.

Está é uma das leis mais importantes na minha opinião para nós buscadores e praticantes das artes mágicas, pois segunda ela nada é por acaso e cada efeito tem uma reação.

Isso quer dizer que o universo gira em torno de escolhas, ações e suas consequências, como quando jogamos uma pedra em um lago (causa) e vemos os arcos que se formam na superfície (efeito).

Em algumas diversas tradições podemos encontrar este conceito explicado de várias formas, como o Karma e Dharma.

Esta lei coloca em nossas mãos as responsabilidades por nossos atos, temos de ter a ciência de que tudo vai ressoar ao universo e suas consequências não tardarão a chegar.

Para saber mais sobre hermetismo e as 7 leis herméticas recomendo a leitura de O Caibalion, que pode ser encontrada facilmente pela internet ou em um versão paga por aqui.

Leia também: 7 Passos para começar a praticar Magia do Caos

Compartilhe este post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça nossas tiragens prontas

Veja mais postagens que você pode gostar

Magia do Caos

7 Passos para começar a praticar Magia do Caos

Na Inglaterra do séc  XX surge o conceito de Magia do Caos, quando o Artista plástico surrealista Austin O. Spare resolve criar seu próprio sistema mágico abolindo toda a parafernália da magia cerimonial. Seguindo o conceito do Caoísmo, onde tudo estaria contido em sua forma perfeita, uma espécie de matriz

Leia o texto completo »
5 passos para superar o fim de um relacionamento

5 passos para superar o fim de um relacionamento

Não existe fórmula mágica para superar o fim de um relacionamento. De acordo com pesquisas científicas, sentir saudades da pessoa amada provoca a mesma abstinência de uma pessoa viciada em drogas. Nos primeiros meses é normal se render a recaídas e atitudes precipitadas por amor, colocando em risco até mesmo

Leia o texto completo »
Conselho do baralho para ficante virar namorado

Conselho do baralho para ficante virar namorado

Conselho do baralho para ficante virar namorado é poderosíssimo e certeiro igual a flecha de um cúpido! Afinal você sente que está preparada para avançar o sinal com o ficante e ser assumida como namorada? Aproveite o conselho do baralho cigano para isso acontecer! Afinal, o amor é para todos.

Leia o texto completo »

Entenda sobre o ego e evite cair nas armadilhas

Primeiramente, vamos entender um pouco sobre o que é o ego. Essa definição vem da psicologia, no segmento da psicanálise, é como lidamos com as relações sociais e como levamos isso de forma pessoal dentro do nosso consciente. Na infância temos o primeiro contato com o ego pela aprovação dos

Leia o texto completo »
Por que não consigo superar este amor?

Por que não consigo superar este amor?

Decidiu superar mas as memórias com essa pessoa te perseguem igual uma prisão? Então, aposto que tem a sensação que ninguém chega aos pés da pessoa amada e tenho certeza que qualquer coisa em sua volta te faz lembrar dos momentos em que viveram juntos. Essa é a sua situação?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leia o texto completo »
Por que me sinto assim

Por que me sinto assim?

Por que me sinto assim? Por que do nada uma infelicidade, por que com os problemas fica tão difícil continuar? As vezes bate um sentimento que não entendemos direito o que é, antes de tudo bate na nossa porta e entra sem convite, é um convidado que não vemos e

Leia o texto completo »
Mensagem da criança interior

Mensagem da criança interior

Uma mensagem da criança interior vinda em um momento de necessidade serve para acolher o adulto triste que você se vê hoje. A criança é destemida, corajosa e confiante mas com o tempo e os traumas é normal nos retrairmos. O resultado dessa tiragem coletiva você acessa ouvindo o áudio

Leia o texto completo »

O que o Universo precisa que eu saiba?

O que o Universo precisa que eu saiba, o que realmente ele está tentando nos dizer… A princípio nossa vida é recheada de informações, necessidades, deveres que temos que fazer para servir a sociedade. Diante de tantas coisas, algumas delas são mais necessárias do que outras e as vezes uma

Leia o texto completo »
Como que ter uma renda extra

Como ter uma renda extra?

Como ter uma renda extra? Existem várias pela internet afora todavia a diferença aqui é ver qual oportunidade existe no seu caminho por meio dos oráculos. Sempre lembramos dos oráculos quando o assunto são os caminhos portanto como ter uma renda extra? Com a espiritualidade vai te levar ao caminho

Leia o texto completo »
feliz

Eu ainda posso ser feliz como antes?

Antes de tudo, nunca sabemos quando voltaremos a ser feliz como antes, principalmente depois daquele problema ou situação dolorosa. Mas com certeza podemos nos lembrar de um dia específico em que nos sentimos completamente abençoados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O que significa estar feliz? A felicidade é algo que todos pensam ser permanente. Mas

Leia o texto completo »
Tem algum encosto me rondando

Tem algum encosto me rondando?

Um encosto, kiumba ou espírito obsessor nunca aparece para fazer o bem contudo pela busca do equilíbrio na vida às vezes ficamos sucetíveis à esses seres que carregam uma energia extremamente negativa! Primeiramente você chegou a se questionar: tem algum encosto me rondando?⠀ Antes de mais nada saiba que você

Leia o texto completo »
Como abraçar minha vulnerabilidade sem sofrer

O que me dá vergonha?

A vergonha sempre acontece pelo medo do julgamento, o julgamento de algo natural que existe em nós. Pra evitar a vergonha escondemos com toda força do mundo o que nos envergonha. O problema é que muitas vezes o que nos envergonha não diz nada negativamente sobre nós e muito menos

Leia o texto completo »
Onde está a felicidade

Onde está a felicidade?

Viver nos proporciona muitos sentimentos, e dentre eles temos a alegria, entusiamo, ânimo, a saudade, tristeza, gratidão, esperança e da combinação de vários deles se cria a FELICIDADE. Mas qual o caminho para encontrar a felicidade? Desde criança nos foi ensinado que a felicidade deve ser alcançada para que nossa

Leia o texto completo »
Quero melhorar meu desempenho no trabalho

Quero melhorar meu desempenho no trabalho

Quero melhorar meu desempenho no trabalho é uma tiragem para quem está disposto a trabalhar junto da divindade para conseguir performar melhor no seu trabalho! Todos nós merecemos ter uma rotina de trabalho com bastante desempenho. Mas existem momentos em nossa vida que os caminhos parecem estar todos fechados. Dessa

Leia o texto completo »
Como esta a saúde da minha família

Saúde da minha família

Mesmo que com as diferenças você se pergunta: Saúde da minha família está boa? Pois a família é a 1° egrégora que entramos quando nascemos portanto é um ato lindo e fraternal se preocupar com o bem estar de todos. O resultado dessa tiragem coletiva “saúde da minha familía” você

Leia o texto completo »
Banhos

Conquiste o seu amor através dos banhos

Os banhos são uma forma poderosa para atrair o que deseja, seja prosperidade, amor ou equilíbrio. Se o seu problema for amor, com as ervas corretas é possível conseguir encontrar a pessoa ideal. Se já tem alguém em mente pode aumentar o seu poder de atração. Deixaremos disponível, diversos banhos

Leia o texto completo »
Ele lembra de tudo que nós vivemos

Ele lembra de tudo que nós vivemos?

Essa tiragem tem como objetivo esclarecer se a pessoa lembra o que vocês viveram. Dessa forma, evita possíveis ilusões e expectativas. Nosso coração é cheio de armadilha quando gostamos de alguém. Por isso, o baralho cigano vai te ajudar imediatamente, basta apenas escolher uma das cartas e ouvir o áudio

Leia o texto completo »
Como abraçar minha vulnerabilidade sem sofrer

Como abraçar minha vulnerabilidade sem sofrer?

Como abraçar minha vulnerabilidade sem sofrer? A princípio pode ser uma pergunta desafiadora, mas são nos cactos onde nascem as mais belas flores. Todos nós temos uma parte vulnerável que é sensível assim como pode ser facilmente machucada e justamente por essa vulnerabilidade, construimos camadas de proteção para evitar o

Leia o texto completo »
Como conectar com minha criança interior

Conexão com a criança interior

Se deseja ir mais afundo e criar uma conexão com a criança interior, para expandir ainda mais sua vida e enfim viver uma vida mais alegre e satisfatória, é agora que vou ajudá-la. Preparada? Há diversas maneiras de criar essa conexão com sua criança interior e certamente uma das mais

Leia o texto completo »
Como anda meu poder sexual

Como anda meu poder sexual?

O poder sexual é fundamental para a nossa vida, pois ele garante o nosso equilíbrio físico e emocional. Porém, nem sempre sabemos lidar com ele, pois a insegurança nos impede de explorar essa força. Descubra a mensagem que o baralho cigano tem para você com essa tiragem coletiva feita por

Leia o texto completo »
O que eu preciso tirar da minha vida

O que eu preciso tirar da minha vida?

O que eu preciso tirar da minha vida? Do mesmo modo que você espera coisas novas chegarem até você, ao mesmo tempo é preciso liberar espaço energético para isso acontecer. Um dos ensinamentos mais importantes que Buda nos deixou foi de percorrer a jornada da vida pelo caminho do meio.

Leia o texto completo »
O que ele(a) sente quando pensa em mim?

O que ele(a) sente quando pensa em mim?

Você pensa demais em determinado indivíduo, mas não sabe se esse ser de luz pensa em você? É natural questionarmos se essa pessoa que tanto amamos também nos ama, é justo sabermos se é recíproco, afinal, queremos evitar ao máximo nos machucarmos em um relacionamento depois de tantos outros que

Leia o texto completo »

3 Perguntas resolveria o seu problema?

Nesse sentido seja específico nas perguntas lembrando-se de descrever bem a sua situação atual, ou seja pelo o que você esta passando atualmente.

Logo estamos á disposição para responder todas as suas perguntas.

POR FIM PERGUNTAS NÃO PERMITIDAS.

  • Morte.
  • Roubos ou traições.
  • Vida alheia.
  • Amarrações feitas.

Ler mais »