Não existe fórmula mágica para superar o fim de um relacionamento. De acordo com pesquisas científicas, sentir saudades da pessoa amada provoca a mesma abstinência de uma pessoa viciada em drogas. Nos primeiros meses é normal se render a recaídas e atitudes precipitadas por amor, colocando em risco até mesmo a sua própria dignidade.
Entenda que após esse rompimento, é comum que sua mente não organize os seus pensamentos de forma racional. Nesse momento a sua cabeça se tornará a sua pior inimiga, pois nesse primeiro estágio você passará a enxergar a pessoa amada como alguém perfeita e sem defeitos.
Contudo levar essa situação com controle necessita de muita inteligência emocional para não cair nas armadilhas do coração. Siga esses 5 passos para conseguir levar esse momento com mais equilíbrio:
Primeiro passo: Não procure notícias
Sei que no começo vai bater aquela vontade de saber como a pessoa está. Por mais que pareça difícil, evite notícias para não tirar conclusões precipitadas. Dessa forma, evitará mais dor. Evite o vício de stakear, pois qualquer informação se transformará em mil conspirações na sua mente e mais uma vez, você vai se render e provavelmente tomará atitudes precipitadas que vai deixar a sua dignidade no chão. (rs)
Segundo passo: Use a razão quando bater a saudade
Como já dito anteriormente, o seu psicológico não agirá de forma amigável com você e quando sentir saudades você vai lembrar o quão especial, querida, perfeita, sem defeitos é a pessoa que perdeu (e sabemos que isso não é verdade). Então, seja realista. Aceite que se essa relação acabou, foi por algum motivo. Anote esses motivos no papel se for preciso, para sempre lembrar que é necessário superar esse relacionamento que terminou.
Terceiro passo: Fale a respeito com um amigo de confiança
Procure um amigo de confiança (melhor ainda se não tiver vínculo com a pessoa amada) e fale a respeito. Quando conversamos sobre o que sentimos, organizamos a nossas ideias. Então, fale quantas vezes for preciso sobre isso até que sinta melhor e consiga dominar os seus sentimentos. Mas não procure pessoas que não são capazes de te compreender sem te julgar. Apoio emocional é fundamental nesse momento tão delicado.
Quarto passo: Aprecie a sua própria companhia
Saia um pouco sozinhe, compre algo que você goste de comer, coloque a sua série em dia ou volte a colocar em prática aqueles planos que estavam abandonados no fundo da sua gaveta. No começo vai parecer assustador, mas conforme o tempo isso te dará muito mais autoconfiança. Nessa fase, é muito importante se acostumar com a ideia de que as coisas agora se ttransformaram.
Quinto passo: Aceite que acabou
Quanto mais você acreditar em um possível retorno, quanto mais o seu coração alimentar alguma esperança, você vai sofrer. Aceite e relembre todos os motivos que te levou a querer esquecer essa pessoa. Saiba que o tempo será o seu melhor amigo, mas nesse momento você precisará se reservar e aprender a aceitar que os ciclos se encerram. A aceitação fará as coisas progredirem.
Vai dar tudo certo!
Aproveite essas dicas acima, mas também respeite o seu momento. Todo processo leva tempo e a menos que você perca a memória é raro superar de forma repentina. Por mais clichê que pareça, dói, mas aos poucos essa ferida se cura e as lembranças serão substituídas por novos momentos, até não restar mais nada que te machuque. Lide com a dor, mas não tenha pressa, absorva e siga aos poucos.
Leia também: A pessoa certa vai aparecer quando você menos esperar